Nos anos 80, a moda andrógina veio por conta de Jean-Paul Gaultier e Vivienne Westwood que lançaram a moda Buffalo, inspirada nos punks jamaicanos e no single Buffalo Soldier de Bob Marley. As roupas Buffalo eram grandes e soltas para ambos os sexos, deixando de definir as pessoas através da silhueta.A moda minimalista dos anos 90 chegou puxando cartelas de cores para o preto e bege e valorizando a moda casual.Calvin Klein é um grande exemplo disso, difundindo uma moda homogenia através da calça jeans- lavando a moda global com simplicidade e funcionalidade para ambos os sexos.
Na mesma época, estilistas como Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo da Comme des Garçons propõem uma silhueta neutra e desajeitada, que ao invés de definir o corpo, deforma as proporções através de um jogo de forma e volume.
Na atualidade, a moda andrógina pode ser vista tanto em campanhas de moda quanto no street style, que busca inspiração no guarda roupa do sexo oposto. Várias marcas também estão utilizando modelos andrógenos para desfiles e ensaios fotográficos como Andrej Pejic que desfila para marcas femininas e Casey Legler, mulher que tem contrato de modelo masculino na Ford Models.
Mas na hora de aderir à moda andrógena, é preciso tomar cuidado para que o visual não fique nem totalmente feminino, nem masculino. a ideia é mesclar peças, como um oxford, que é um sapato com característica masculina,com uma saia ou vestido, que já são peças clássicas femininas. Vale também investir nos acessórios mais delicados, enfeites no cabelo, um batom ou esmalte colorido. Assim você pode abusar dessa tendência, sem ficar com uma imagem muito pesada para o dia a dia das ruas. Agora esse movimento começa a ser observado também de forma contrária e as mulheres é que vão ter de tomar cuidado com seus namorados assaltando o guarda-roupa. Essa inversão de gêneros na moda é chamada de androgenia - conceito que se refere à mistura de características femininas e masculinas em um único ser - e tem se intensificado ultimamente. Prova disso é o novo modelo de calças masculinas lançadas pela Levi’s. O nome já diz tudo: jeans ex-girlfriend. O modelo se baseia na calça skinny feminina, que é bem justa, confortável e com stretch.
Na moda cotidiana, a androgenia tem sido notada em peças como o blazer feminino com corte masculino e estrutura nos ombros, calças largas - tanto jeans quanto do tipo alfaiataria - e, para os homens, peças mais justas e com cores suaves típicas do guarda-roupa das mulheres.
Iai pessoal o que acharam? Para quem ainda não aderiu, que tal se inspirar? Separei uns looks para vocês, lindíssimos que eu usaria super, no próximo post postarei alguns looks que eu já usei.Um beijooo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário